Imergir em Azul Profundo

Um mergulho no azul cristalino do oceano refresca, renova, revigora. Na água salgada que recobre a maior parte de nosso planeta é possível encontrar uma gama infinita de tons azuis. Combinação entre a natureza subaquática, a incidência solar e a composição mineral, a cor dos mares se torna um dos mais belos espetáculos da vida. Azul pode ser, sim, a cor mais quente.

onda-neon

ONDA NEON

De um azul intenso, há quem diga que o mar nas Maldivas é tão brilhante quanto uma luz neon. Ou na joalheria, tão vibrante como uma Turmalina Paraíba. Localizado no leste do Oceano Índico, ao sul do continente asiático, a República das Maldivas possui 90 mil quilômetros quadrados de muito mar azul. São 1190 ilhas, sendo apenas 200 habitadas, numa geografia de 26 atóis dispersos, formando um conjunto absolutamente paradisíaco. Território singular, por lá acontece o fenômeno do mar brilhante, resultado de uma reação química chamada bioluminescência. O fitoplâncton, que são criaturas marinhas microscópicas, gera luz como mecanismo de sobrevivência. O resultado são ondas recobertas por pontos neon, criando um visual lisérgico, surreal e fascinante.

beleza-americana

BELEZA AMERICANA

Com temperatura média de 28 graus o ano todo, o Mar do Caribe — também Mar das Antilhas ou Mar das Caraíbas — é um mar costeiro de puro deleite. Os doze países banhados por estas águas desfrutam de grande diversidade em fauna e flora, o que os tornam grandes destinos turísticos mundiais: Panamá, Costa Rica, Honduras, Belize, Guatemala, México, Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Colômbia e Venezuela. Joia entre a América Central e a América do Sul, suas águas adquirem tonalidades variadas, porém, sempre muito azuis. Anguilla, Aruba, Cancún. Cartagena, Cozumel, Curaçao. Isla Mujeres, Playa del Carmen, Tulum. Punta Cana, San Andrés, St. Barths. Varadero, Havana, Cayo Largo. Sorte é que a lista parece nunca ter fim. Basta escolher no mapa e mergulhar.

nosso-mar

NOSSO MAR

Maior mar interior do planeta, o Mar Mediterrâneo ocupa uma área de 2,5 milhões de quilômetros quadrados e banha 18 nacionalidades. Gigante formado pelas águas do Oceano Atlântico, está situado ao norte da África, ao sul da Europa e a oeste da Ásia. Chamado de Mare Nostrum, ou Nosso Mar, pelos romanos, foi protagonista na história desta e de outras civilizações antigas. Fenícios, egípcios, gregos, cretenses, hititas, macedônios e árabes viveram ao seu redor. Hoje, as ilhas e praias banhadas pelo seu azul denso atraem cerca de 200 milhões de pessoas por ano. Não há como negar que alguns dos destinos mais celebrados do mundo – Mikonos, Santorini, Ibiza, Sardenha, Cannes, Malta, Córsega…para citar pouquíssimos — beneficiam-se do profundo azul safira da joia mediterrânea.