PÉROLAS

down

ARQUITETURA

NATUREZA QUE
INSPIRA

A compreensão da natureza ensina e inspira o homem nas mais variadas áreas. Em busca de projetos cada vez mais incríveis, aquitetos criam obras esculturais e resistentes baseadas em elementos da natureza que, aliados à tecnologia, dão forma a cenários instigantes.

Orgânicas e esculturais, as conchas, com sua estrutura morfológica, também servem de ponto de partida para projetos que hoje são patrimônio nacional, como o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, e outros que prometem encantar seus visitantes, como o projeto do novo museu de arte de Mazatlán, no México.

down

ARQUITETURA

MUSEU DE ARTE,
ARQUITETURA E
TECNOLOGIA

Com uma fluidez e brilho impressionantes, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa está localizado às margens do Rio Tejo, no bairro de Belém. Projetado pelo renomado escritório londrino Amanda Levete e com 3 mil metros quadrados, o novo museu tem inspiração nas conchas e no mar, harmonizando perfeitamente com o ambiente no qual está inserido. O brilho intenso fica por conta dos azulejos salientes que refletem a luz, inspirados nas cerâmicas e calçadas portuguesas.

Inaugurado em outubro de 2016, depois de uma longa revitalização do que antes era o Museu da Eletricidade, o Maat ainda abriga um enorme parque projetado pelo arquiteto paisagista libanês Vladimir Djurovic. É possível ainda passear pelo topo do edifício, que é uma sala ao ar livre.

down

ARQUITETURA

DALIAN SHELL
MUSEUM

Localizado em Dalian, na China, e projetado pelo Instituto de Design, Engenharia Civil e Arquitetura do DUT em 2003, o conceito do museu foi inspirado nas formas orgânicas e encaixes perfeitos das conchas. O prédio principal evoca uma concha repousando delicadamente na beira do mar.

A inspiração marítima não fica restrita à arquitetura, dentro do Dalian Shell Museum é possível encontrar cerca de cinco mil conchas preciosas de todo mundo expostas em quatro andares acima do solo, além de um subsolo.

Vistas de dentro, as paredes de vidro do Museu são transparentes, quem olha de fora, no entanto, vê o ambiente externo refletido. É uma poética mistura do azul do céu com o verde do mar, como se eles formassem uma série de conchas.

down

ARQUITETURA

DOWNLAND GRIDSHELL
BUILDING

Parte do Museu Aberto de Weald e Downland, localizado em Shingleton, na Grã-Bretanha, o edifício Downland Gridshell possui uma impressionante estrutura de ripas de carvalho curvadas, que conferem ao local uma atmosfera leve e arejada. Unindo técnicas da marcenaria tradicional com design e tecnologia de ponta, o museu tem formas inspiradas nas conchas e ondas do mar.

O museu conta a história da vida rural no sul da Inglaterra, por meio da conservação e restauração de edifícios tradicionais com estrutura de madeira. O Gridshell Building abriga uma oficina de restauro, um salão de exposição, além da administração do museu.

down

ARQUITETURA

MUSEO
MAZATLÁN

Conhecida como “Pérola do Pacífico”, a cidade mexicana de Mazatlán vai ganhar um projeto digno de sua beleza. O novo Museo Mazatlán, projetado por Fernando Romero Enterprise, vai abrigar a história da cultura local e será um importante ponto de integração social para a comunidade.

Desenhado na forma de uma ostra com uma pérola no centro, o projeto está localizado em meio ao bosque do porto de Mazatlán. Com uma cúpula geodésica, o edifício agrupará dois ambientes, um térreo com vista para o parque e outro pavimento superior com vista panorâmica para a cidade e o mar.

Além disso, o projeto é inteligente e sustentável, com painéis solares e pequenas perfurações nas laterais para iluminar o térreo. A construção teve início em 2016.

down

CINEMA

BRILHO ETERNO

O figurino das personagens mais marcantes do cinema faz o papel de coadjuvante em muitos grandes filmes. No caso das joias, algumas peças marcaram gerações tanto quanto as próprias atrizes que as ostentaram.

No caso das pérolas, algumas se tornaram símbolos que refletiam a personalidade das protagonistas. Peças marcantes adornadas com pérolas representavam elegância, força, delicadeza e feminilidade dessas personagens.

down

CINEMA

BONEQUINHA
DE LUXO

Protagonizado por Audrey Hepburn e George Peppard, o clássico filme “Bonequinha de Luxo”, lançado em 1961 e inspirado no romance homônimo de Truman Capote é um dos mais marcantes da história do cinema.

O estilo de Holly Golightly inspirou gerações e transformou Audrey Hepburn em um ícone da moda. O figurino, criado por Hubert de Givenchy, mesclava vestidos pretos e clássicos com acessórios de peso, como o famoso colar com grandes pérolas e um pingente em ouro branco cravejado de diamantes, que vemos logo no início do filme.

down

CINEMA

JANELA INDISCRETA

Um dos filmes que consagrou Alfred Hitchcock como um gênio do cinema, “Janela Indiscreta” (1954), é lembrado não só pelo enredo cheio de suspense e pelo elenco estrelado, mas também pelo figurino da inesquecível Grace Kelly.

Simplesmente deslumbrante no papel de Lisa Carol Fremont, a atriz Grace Kelly conquistou a audiência na pele da sofisticada diretora de moda de uma loja de departamentos.

No figurino da personagem, criado por Edith Head, colares, brincos e braceletes de pérolas estavam sempre presentes. Feitas especialmente para o filme, as joias usadas pela personagem despertaram o desejo das mulheres do mundo todo, principalmente o bracelete de berloques.

down

CINEMA

A OUTRA

Baseado em uma história real e com Natalie Portman e Scarlett Johansson no elenco, o filme “A Outra” (2008) conta a história de ambição de duas irmãs que se envolveram com o Rei Henrique VIII.

O riquíssimo figurino recriou com perfeição peças do período Tudor. Vestidos pesados e de cores fortes compõem o figurino das irmãs, bem como muitas pérolas que adornam as roupas e os acessórios de cabeça, além de brincos, colares e anéis.

O famoso colar com a letra B em ouro e pérolas pendentes se tornou uma peça icônica no figurino de Ana Bolena.

down

CINEMA

O GRANDE
GATSBY

Adaptação do romance homônimo de 1925, “O Grande Gatsby” (2013), dirigido por Baz Luhrmann, teve um elenco de peso para contar a história do milionário Jay Gatsby, interpretado por Leonardo DiCaprio.

O figurino impecável ficou por conta de Catherine Martin e levou o Oscar merecidamente. As roupas foram desenvolvidas em parceria com Miuccia Prada e as luxuosas joias com pérolas e diamantes foram criadas especialmente para o filme.

A atriz britânica Carey Mulligan, que interpreta a delicada Daisy Buchanan, também ficou encantada com o precioso figurino e durante as filmagens era acompanhada por um segurança por conta das joias que usava em cena.

down

MODA

FASHION
DROPS

Não há dúvidas de que as pérolas são acessórios eternos, que nunca saem de moda e são sinônimo de elegância e feminilidade. Mas nos últimos anos, grandes maisons têm reinventado seu uso com criatividade e ousadia nas principais passarelas mundiais.

As pérolas aparecem em brincos, colares, anéis e pulseiras e também invadiram não só o vestuário, mas acessórios como óculos, bolsas e tiaras. Algumas marcas foram além e fizeram produções ora delicadas ora cheias de atitude, com pérolas nos cabelos e na maquiagem das modelos. O contraste da leveza da pérola com roupas e makes pesadas confere um high low irresistível à produção.

down

MODA

LUZ NA
PASSARELA

Chanel, Gucci, Givenchy, Dolce & Gabbana, Balmain, Alexander McQueen. Além de grandes ícones fashion, todas essas marcas souberam reinventar o uso da pérola em seus desfiles.

Seja com a delicadeza da Chanel no desfile Primavera Verão 2012, ou com a ousadia de Alexander McQueen no Outono Inverno 2013, as pérolas são onipresentes nos grandes desfiles, sempre surpreendendo com novas aplicações, cores e tamanhos.

down

MODA

PONTOS DE
LUZ

Além de acessórios elegantes, nos desfiles as pérolas compõem com muita personalidade a beleza das modelos, como nas aplicações nos rostos delas feita pela Givenchy. Já a Dolce & Gabbana surpreendeu com seus fones de ouvido luxuosos adornados por dezenas de pérolas. A Balmain investiu na riqueza das pérolas para o bordado impressionante de seus corpetes, uma verdadeira obra de arte fashion.

As grandes maisons provam que na moda tudo pode ser recriado e reinventado, inclusive gemas clássicas e atemporais como as pérolas, que com a aplicação certa, podem complementar qualquer estilo.

down