Montblanc 4810 Date Automatic

REPERTÓRIO MASCULINO: marcadores do tempo como expressão da identidade

Na era dos inseparáveis smartphones, o relógio assumiu outras funções além do primordial registro das horas. Artigo de estilo, é uma verdadeira peça de conversação e comunicação. Sem dúvida, de todas as joias do repertório masculino, o relógio é a mais fascinante.

ATUALIZE-SE

A moda dos exageros do início do século 21 já foi superada. Entretanto, não voltamos aos modelos diminutos, com pouco mais de 30 mm de diâmetro, típicos dos anos 30 e 40. Os relógios contemporâneos são aqueles com caixas em diâmetros intermediários, que servem ao biotipo da pessoa que o porta.

Omega Costellation Globemaster Master Chronometer
Omega Costellation Globemaster Master Chronometer

SOB MEDIDA

Assim como existe numeração certa para roupas e calçados, o tamanho do relógio também deve ser adequado ao tipo físico. Relógios com pulseiras finas ou com mostrador pequeno podem parecer delicados demais no pulso de um homem com porte grande.

Para biotipos magros, a dica é não tentar compensar com modelos volumosos e, sim, buscar uma harmonia das formas. Atente para o ajuste da pulseira, que não pode ser solta no braço, nem prender a circulação. Observe que após alguns minutos de uso não podem haver marcas na pele.

COLECIONADOR

Iniciar uma coleção particular de relógios pode ser mais fácil do que se imagina. Linkar conquistas pessoais e momentos importantes com a aquisição de uma nova peça é uma forma afetiva (e prazerosa) de colecionar.

Segundo consultores de estilo, o homem deve possuir, no mínimo, três relógios: um esportivo, um versátil e um clássico. Para começar seu portfólio, a sugestão é um relógio com pulseira de couro. Apesar de ter uma vida útil menor do que o metal, o couro é mais versátil na combinação com a roupa. Além de ser perfeito para o dia a dia, também se encaixa nos momentos formais.

Montblanc 4810 Date Automatic
Montblanc 4810 Date Automatic

Eleja modelos minimalistas, com caixa intermediária e couro liso. Depois, sinta-se livre para evoluir nas escolhas mais arrojadas, com texturas e até detalhes em pedras preciosas. Para fazer valer o investimento em um marcador do tempo, escolha o modelo a partir de seu estilo de vida. Assim como um carro, ele deve atender suas necessidades.

A RIGOR

Trajes sociais e relógios compõem uma parceria afinada. Para eleger o modelo que combine com costumes e ternos, opte pelo tradicional. Neste caso, os mostradores analógicos são as melhores escolhas. As pulseiras devem ser em couros clássicos ou metal em tons de prata, dourado ou rosé.

Reserve os esportivos, com pulseira de borracha ou náilon para momentos casuais. No ambiente formal, o relógio deve estar sob a manga da camisa e paletó. A peça só deve aparecer quando o braço se movimenta. As dicas valem tanto para o dia a dia profissional quanto para compromissos sociais, festas e cerimônias.

Tag Hauer Formula 1 McLaren Limited Edition
Tag Hauer Formula 1 McLaren Limited Edition

ESPORTIVOS

Se você quer um acessório para usar nos ambientes informais e momentos de lazer, escolha um modelo esportivo. A regra é simples: quanto mais coloridos e com mais funções, mais esportivos eles serão.

As pulseiras emborrachadas são despojadas e combinam com jeans ou com o esporte que você gosta. As marcas consagradas abarcam modalidades diversas: mergulho, aviação, automobilismo, etc. Por serem mais chamativos, evite usar nos ambientes de trabalho, mesmo nos mais casuais.

Bulgari Branded Rubber
Bulgari Branded Rubber

REGRA DE OURO

Ao escolher um marcador do tempo é importante equilibrar gosto pessoal e moda. Esteja atualizado, mas não se esqueça que ele irá transmitir uma mensagem sobre a sua personalidade.