Deusas Modernas

Com vitalidade, espiritualidade e amor, as deusas da mitologia grega Deméter, Perséfone e Afrodite inspiram a força e a feminilidade. A Revista Manoel Bernardes buscou personalidades brasileiras que traduzem a essência dessas deusas destacando-se como referências em suas respectivas áreas de atuação por meio de ações que reposicionaram sua imagem perante o mercado. Seja pelo resgate e pela valorização da terra, outro olhar sobre a beleza feminina ou a aceitação do poder da sedução na vida da mulher moderna.

LUZ E SOMBRA

Fotógrafa há dez anos e natural de Belo Horizonte, Jo Magalhães é especialista em fotografia feminina e no projeto Pele & Pedra usou a nudez como um símbolo da liberdade. “Busquei ressaltar a delicadeza do corpo feminino em contraste com a dureza das rochas, destacar os músculos com os movimentos reais da escalada de forma sutil e natural, sem vulgaridade. Trabalhei luz e sombra de forma a evitar o erotismo”, explica. A ideia por trás das fotos foi exaltar o direito de livre expressão das mulheres, com consciência de si mesmas e mostrar que um corpo pode ser contemplado sem que seja posto como objeto de desejo. Para Jo o empoderamento feminino é um processo de transformação. “A MULHER ESTÁ REVENDO SUA AUTOESTIMA, SUAS CAPACIDADES, SUA HISTÓRIA. TUDO SEM AMARRAS E SEM PRECONCEITOS”, conclui.

FORÇA DA TERRA

A jornalista Manoella Buffara trocou a comunicação escrita e falada pela puramente sensorial com a gastronomia. Ao abrir seu restaurante autoral, o Manu, começou também um projeto com produtores locais que deu visibilidade mundial para sua carreira. “O projeto de Ilha Rasa, premiado pelo Basque Culinary World Prize, começou com uma expedição para conhecer fornecedores no litoral paranaense. Lá percebi que para termos um produto melhor era preciso que eles entendessem o que tinham em mãos. Por isso formamos uma cooperativa, com informação para todos e preço justo para os insumos”, explica. Hoje a cooperativa já caminha sozinha e a chef está se dedicando a um projeto de Hortas Urbanas na Região Metropolitana de Curitiba. “Quando as pessoas entendem da onde vem o alimento elas comem melhor e com o desenvolvimento de produtos locais geramos menos combustível, promovendo um negócio mais sustentável”, afirma a chef que sempre teve contato com a terra. “PLANTAR, COLHER E ESCOLHER CADA INGREDIENTE SEMPRE FOI IMPORTANTE PRA MIM. CONHECENDO O INGREDIENTE E USANDO-O COM CRIATIVIDADE VOCÊ VAI TER SEMPRE UM PRATO ESPETACULAR!”

PODER E SEDUÇÃO

Aos 65 anos a atriz Bruna Lombardi empresta toda sua sensualidade e seu talento para a sexóloga Sofia Prado em A Vida Secreta dos Casais, série da HBO exibida em 2017. A produção foi em parceria familiar com o filho Kim Riccelli e o marido Carlos Alberto Riccelli e aborda a dificuldade de diversos pacientes com um tema em comum: o sexo. Considerada uma das mulheres mais belas da TV brasileira, após dez anos dedicados exclusivamente ao cinema e a diversos papéis de destaque em novelas nacionais, a atriz ainda enxerga uma limitação nos personagens femininos e pretende quebrar tabus com um roteiro que expõe o sexo como um direito de cada um. “O TANTRA É UM LUGAR ONDE O SEXO É SAGRADO, É UMA POESIA, UMA ELEVAÇÃO. UM LUGAR ONDE O SEXO NÃO É EXPLORAÇÃO. O SEXO É UM DIREITO DE CADA UM E É POSSÍVEL DESCOBRIR POR MEIO DESSE CANAL UM PATAMAR MAIOR. NO TANTRA VOCÊ CONHECE MELHOR SUAS RELAÇÕES, NÃO SOMENTE AS SEXUAIS”, afirmou em entrevista para um site de entretenimento. Ambientada em grande parte na clínica tântrica, a série tem muitas cenas mostrando como funciona a terapia sexual. A personagem de Bruna não só dá conselhos para seus pacientes, mas encoraja-os a explorarem sua sexualidade e sensualidade de maneira prática.